Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56682

Comparte esta pagina

Título : Prevalência do uso de drogas psicoativas entre estudantes de três universidades públicas da Região Nordeste do Brasil
Autor : NASCIMENTO, Débora Beatriz Soares do
Palabras clave : abuso de drogas; psicotrópicos; prevalência; universitários
Fecha de publicación : 28-sep-2023
Citación : NASCIMENTO, Débora Beatriz Soares. Prevalência do uso de drogas psicoativas entre estudantes de três universidades públicas da Região Nordeste do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O consumo de drogas psicoativas, substâncias conhecidas por seu alto potencial de desenvolver dependência, podem gerar grandes danos aos usuários, à família e à comunidade, com impacto no desempenho acadêmico dos alunos e no seu papel social. Neste estudo, o objetivo foi descrever as grandes tendências no uso de drogas entre estudantes universitários de três instituições públicas, localizadas na região metropolitana de Recife, Pernambuco. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado por meio de um questionário estruturado, com questões objetivas, baseado no ASSIST, abordando aspectos sociodemográficos e o uso de drogas de abuso. Foram acrescentadas questões extras para identificar a idade de início do uso, suas motivações e o uso concomitante de substâncias. A coleta de dados ocorreu por meio da plataforma Google Formulários entre maio e agosto de 2023, envolvendo 457 estudantes de graduação de diversas áreas acadêmicas, gêneros e faixas etárias. Os resultados indicam que o álcool é a substância mais consumida, seguido de tabaco e maconha. Observou-se uma tendência de início precoce no uso de drogas, com a maioria dos estudantes relatando a primeira experiência entre 15 e 19 anos, motivada principalmente pela curiosidade. Esses achados enfatizam a necessidade de abordagens preventivas e educacionais direcionadas aos estudantes universitários, visando mitigar os impactos negativos do consumo de drogas. O engajamento de políticas públicas e instituições de ensino se mostra crucial para proteger a saúde e o bem-estar dessa população, contribuindo para um desenvolvimento mais saudável e sustentável da sociedade. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE, sob o número CAAE: 67812623.0.0000.5208.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56682
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Débora Beatriz Soares do Nascimento.pdf803,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons